Plasma é o estado da matéria que ocorre no interior do Sol e demais estrelas; que consiste numa "sopa" de elétrons livres e íons. A matéria sujeita ao estado de plasma atinge temperaturas tão altas que seus átomos começam a perder elétrons e estes se tornam livres.
A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível. O termo plasma na física, foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir no ano de 1928, quando estudava descargas elétricas em gases.
Algumas propriedades:
- Ele é eletricamente neutro, a neutralidade está garantida, pelo equilíbrio das partículas componentes do plasma, resumidamente seu número de neutrons, prótons e elétrons é igual.
- O plasma é ótimo condutor elétrico, uma vez que possui grande quantidade de elétrons livres.
- O plasma também apresenta-se como ótimo condutor de calor.
- O plasma é fonte de ondas eletromagnéticas. Estando o plasma sujeito a um campo magnético, este induz um campo elétrico e vice-versa. Nota-se que, no caso do sol, o campo eletromagnético é tão intenso que influencia dispositivos sensíveis a estes campos, como satélites de comunicações por exemplo e também origina fenômenos interessantes como a aurora boreal.
Descrição matemática:
Plasmas podem ser descritos em diversos níveis de detalhamento. Entretanto o plasma em si é descrito, se campos eletromagnéticos estiverem presentes, através das equações de Maxwell. O acoplamento da descrição do fluido condutor aos campos eletromagnéticos é conhecido genericamente como magnetohidrodinâmica, ou simplesmente MHD.
Fonte: Wikipédia.
Boa noite! Eric Lerner, escritor acadêmico estadounidense e dirigente sindical do sindicato dos escritorews por lá, desenvolve, à partir do estudo do plasma, uma teoria que se dispôe a derrubar, inclusive, a tese do "Big-Bang". Muito interessante e é assunto no meio acadêmico mundial. Isso a Globo, Band, Record,] não anunciam!
ResponderExcluir