Guerra do Anel

 Customizando o jogo com algumas ideias:

  • Refazer o tabuleiro em tela,
  • Usando peças em estilo wargame/ kriegsspiel

A ideia veio depois de conhecer o Florest of the Impaled, que acho que já falei por aqui, e a versão que comprei veio com o tabuleiro em tela, que achei maneiríssimo.

O tabuleiro em geral tem dobras e às vezes, com no GdA, são duas metades e acaba tendo um "gap".

Alguns links para inspiração:

Tabuleiro

Bom, vamos então treinar a caligrafia e o estilo Tolkien...

Começando a rascunhar no papel
Comecei com alguns testes em tela armada em madeira, como achamos na papelaria, mas o teste real foi com a tela que encomendei. Pelo tamanho não teve jeito de não chegar dobrada, então assim que recebi deixei enrolada para ver se minimiza os vincos.
Encomenda do Aliexpress, 5 m de tela...

Teste com algumas canetas

Algumas descem (bem) melhor que outras


Achei melhor fazer os estudos do tabuleiro virtualmente. Escaneei o meu tabuleiro e comecei a mexer no GIMP.

Tabuleiro escaneado as is - sem preocupação de arrumar os gaps

A princípio deixando os espaços das cartas para fora, aproveitando a parte inútil do mar para os marcadores, e esticando tudo para ficar mais justo para as peças, sem preocupação de escala e proporção, afinal é um jogo, temos que evidenciar que casa é vizinha a quem, e manter uma noção que andar uma distância de uma casa é equivalente para todos...

Primeiro estudo de realocação

Nessa primeira mexida pude deixar o tabuleiro mais quadrado. Supondo que o jogador do bem fica do lado superior, e o dumal® no lado inferior. as peças reservas e baralhos do lado direito. Pensando em resumir os espaços de fortificações.

Como o jogo não faz distinção de terreno, devo omitir florestas. As partes montanhosas ficarão evidentes para restringir o movimento.

Os territórios serão desenhados a caneta, com as nações delimitadas por tinta acrílica diluída, somente nas bordas como no tabuleiro original. Mas o fundo ficaria o branco da tela.

As partes de água seriam desenhadas com lineart, traço mais fino.

Nesse meio tempo, não pude resistir - afinal, é uma das inspirações para desenhar este mapa:


Peças

Para os exércitos, colocaria de uma forma mais "profissional", visando a melhor identificação durante o jogo.

Temos duas opções de estilo:

  • Kriegsspiel (barras de madeira),
  • Wargame (quadrados de papelão).

 

Jogo estilo kriegsspiel (fonte: Matthew Kirschenbaum - Twitter, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73909273)

Jogo estilo wargame (fonte: Brinkie - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2919707)

No caso do estilo wargame, não queria usar papelão, vou tentar achar um equivalente em plástico.

Independente do estilo, seguiria como premissas:

A cor da peça seguiria o lado (azul ou vermelho),

A cor da etiqueta seguiria a nação.

Alguma simbologia faria distinção de tropa regular e elite (talvez como se fosse infantaria e cavalaria). Para mapas antigos/ medievais, não se espera uma convenção de símbolos, quiçá para mapas de fantasia (mas não duvido se Tolkien rascunhou algo...)

Convenção de um kriegsspiel (Fonte: Kurzon - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=123405870)

 
Alguns símbolos padrão OTAN (Extraído de Wikipedia, por CdnMCG, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=120873291)

Talvez as unidades regulares sejam quadrados vazados, e as elites com sua especialização (cavalaria para Rohan, wargs para Isengard, oliphants para sulistas etc).

Líderes teriam um formato distinto (possivelmente cubos), talvez incluir nomes de personagens.

Estas peças seriam somente para os exércitos, para os personagens manteria as miniaturas.

Material

Agora que se decidiu o estilo counter para as peças, pensar no material. Em geral estas peças são de papelão - tem várias opções como chipboard, mas aí tem que colar, cortar (tem até um cortador para arredondar as beiradas...), então pensei em achar peças já no formato.

Achei nada em madeira, e até em plástico achei nada. Queria já as peças em azul/ vermelho, para entrar com as etiquetas, possivelmente em papel fotográfico adesivo.

Comecei então a estudar os tamanhos para possivelmente entrar nessa de cortar papelão: os tamanhos viáveis são quadrados de 12 e 15 mm de lado. Cortei um template para sentir o tamanho, e aí tive a sacada; olhando os brinquedos das crianças, vi uma peças de Lego... vamos ver?

Comparação da peça 2 x 2 com os counters e o cubo de plástico

Acabou que a placa 2 x 2 é do tamanho ótimo para um counter! Então comecei a ver como encomendar peças avulsas, e otimizei ainda mais: essas peças não precisam ser Lego autênticas, podem ser genéricas! E eis que achei várias ofertas no AliExpress.

Enquanto espero chegar o material, vamos diagramando as figuras...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário