Técnicas

Uma humilde lista de técnicas.

Geral

  • Eu procuro anotar sobre as montagens, jogo tudo em um grande arquivo Word. Colo figuras de referências, às vezes escaneio o próprio manual para poder anotar em cima. Defino qual variante estou montando, as tintas, etc.

Bancada atual

Fio de lycra

Ferramentas

Nesse vaivém no hobby eu vi como é importante começar com as ferramentas certas. Não precisa ser aquelas japonesas top de linha, mas um bom conjunto inicial faz a diferença. Abaixo segue uma sugestão comentada:
  • Alicate de corte: tenha o alicate mais fino que encontrar no bazar. Um corte reto e preciso possibilita retirar as peças das árvores sem deformá-las. Recentemente comprei no Aliexpress.
  • Cola poliestireno: elemento básico, a não ser que esteja montando kits só de encaixar (snap tile), procure colas mais líquidas, que aplicam com pincel. As bisnagas básicas são boas para uniões internas, mas nós detalhes elas tendem a ser mais agressivas. Isso porque o princípio da cola é a solda entre os plásticos derretendo parcialmente as partes que entram em contato com a cola.
  • Cola cianoacrilato: por exemplo a super Bonder, usada para unir as peças que não sejam de estrieno, ou as vezes mesmo entre duas peças plásticas, mas muito pequenas  existem colas específicas com mais ou menos viscosidade, ainda não tive experiência para contar se é melhor que a Super Bonder do supermercado.

Montagem

Colagem

Um "sargento" pega o modelo de jeito

Outro tipo de sargento, com maior abertura

Funilaria

Ultimamente tenho preferido tirar reparbas "na faca" do que na lixa.

Pintura

Tintas acrílicas.

Uso de aerógrafo. 



Uso de massinha para mascaramento "soft"



Aerógrafo Steula e pote de descarga

Lutando na arte da funilaria

 

 

Um bom compressor ajuda muito.
Câmara de pintura improvisada. A vantagem é que pode fechar para evitar poeira.
Um pedaço de isopor é um ótimo suporte para peças em palito
Detalhe da bancada com o aerógrafo e o pote de limpeza
Um elástico pode ajudar para alguns encaixes

Primer

Um bom primer, mas atualmente tento usar mais as acrílicas.

Efeitos

Pós-montagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário