Algumas considerações a serem feitas são:
- Que programa usar para capturar? A dúvida é entre programas pagos e gratuitos, e dentro de cada categoria temos várias opções. Esta dúvida também depende das seguintes, e escolheu-se a princípio dois gratuitos: CamStudio e VirtualDub, este último um velho companheiro de filmes trash.
- Que formato utilizar? Aqui temos duas grandes opções: ou em vídeo puro (AVI, MOV) e Flash. O formato em vídeo pode ser aproveitado para ser exportado diretamente
- Que codec utilizar na captura? Quando se pensa em um bom screencast, no qual você irá editar e acrescentar recursos, não necessariamente o codec de captura será igual ao codec de publicação. Isso porque no instante da captura a compressão é baixa, pois o programa da captura estará concorrendo com o próprio aplicativo capturado! Este site botou os codecs na mesa e comparou cada um.
- Enquadramento: Ultimamente os aplicativos não são feitos para aquela telinha VGA de 640 x 480, porém os vídeos publicados (ou em DVD) são nesta resolução. A dúvida é: capturar a tela grande e reduzir no vídeo, capturar um pedaço de 640 x 480, capturar em resolução mais alta (partindo para um vídeo HD, mais pesado) ou contentar-se em reduzir o aplicativo para 640 x 480, todo espremido.
- Aonde publicar? Caso você queira publicar em DVD, este é um problema menor. Publicar em web você deve encontrar um site que segure seus vídeos, não cobre tanto por isso (de preferência, nada), evite que qualquer um copie sua produção, e quem sabe possibilite você ganhar um dinheiro com isto.
Atualização uma boa combinação foi:
- CamStudio capturando com codec Microsoft Video 1, qualidade máxima, 640 x 480, 10 fps;
- Sony Vegas exportando para Xvid, mesmo fps;
- Publicar no YouTube;
- Ao inserir o link no Wordpress, o código HTML do Youtube é bloqueado. Mas vendo por aqui, pode-se entrar os parâmetros da forma [youtube=http://link.do.youtube.aqui&w=640&fmt=18&rel=0]